Tanabata Matsuri: O que é?

Vocês sabem o que é Tanabata (七夕)?

Também conhecido como o Festival das Estrelas, o Tanabata é uma festividade amplamente comemorada no Japão!

Celebra a história de amor e o encontro das divindades Orihime e Hikoboshi (representados pelas estrelas Vega e Altair), que, de acordo com a lenda, foram separados pela Via Láctea e destinados a se encontrarem apenas 1 vez por ano no sétimo dia do sétimo mês lunar. Uma comemoração muito romântica, mas também muito triste… As datas comemorativas podem variar, mas as festividades se iniciam oficialmente no dia 7 de Julho do nosso calendário e podem durar até Agosto!

Estrela Vega (a mais brilhante no topo) e Altair (a mais brilhante em baixo)

Tanabata (七夕) pode ser traduzido como “Sétima Noite” e atualmente é uma das maiores festas populares do Japão! No Brasil também é comum termos Festivais Tanabata acontecendo nesse período em algumas cidades.

Orihime e Higoboshi

Como reconhecer um Festival Tanabata?! É bem comum encontrar grandes ramos de bambus enfeitados com muito papel colorido e os famosos TANZAKU – pequenos pedaços de papel de cores variadas onde as pessoas escrevem seus desejos e os penduram nos bambus para que se sejam realizados por Orihime e Higoboshi ao serem queimados ao final das festividades. Também são comuns os ORIZURUS, decoração com os TSURUS (origamis de garça), os FUKINAGASHI, grandes fitas de papel ou tecido colorido que são penduradas em baixo de uma KUSUDAMA, bolas de papel ou tecido que simulam a flor Dahlia, CHOCHINS (lanternas de papel) e muitas barraquinhas de comida! Hoje em dia é muito comum também finalizar as festividades com um show de fogos de artifícios! Como é uma comemoração do verão, as vestimentas mais comuns são os YUKATAS, que são como quimonos feitos com tecidos mais leves e frescos.

Tanzaku pendurados nos bambus
Fukinagashi, Tanzaku e bambus nas ruas de Sendai
Tanabata na Liberdade – SP
Mulheres de Yukata em rua com Fukinagashis

Aqui no Brasil também é costume termos atrações como os tambores japoneses (TAIKO), danças folclóricas como o YOSAKOI SORAN e MATSURI DANCE, artes e instrumentos japoneses, artes marciais, karaokê, arranjos florais, entre outros!

Tanabata na Liberdade – SP

Atualmente o Festival Tanabata mais tradicional é comemorado em Sendai no Japão e aqui no Brasil na Liberdade, em São Paulo capital. Na Disney de Tokyo eles também celebram o Tanabata com a Minnie vestida de Orihime e o Mickey de Hikoboshi!

Minnie e Mickey vestidos de Orihime e Hikoboshi na Disney Tokyo

Fonte: https://coisasdojapao.com/2017/07/tanabata-matsuri-conheca-o-significado-deste-festival-e-onde-celebra-lo/

Botão Voltar ao topo