A nova era “Reiwa” no Japão

   Nessa última segunda-feira (01/04/19) foi anunciado o nome da nova era imperial do Japão. O nome destaissonova era será “Reiwa” 令和, que significa 令 (rei) Ordem e 和 (wa) Harmonia.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, explicou que a palavra “Reiwa” foi retirado da obra “Man’yoshu” a mais antiga coletânea de poesias do Japão (durante a era Nara, anos de 710-794).

Ele também diz que o nome se inspira em um trecho do poema que narra a chegada da primavera cuja mensagem a ser transmitida é “que a cultura surge e cresce quando as pessoas unem seus corações”.

Um poema sobre a árvore de ume (ameixa japonesa) que narra a chegada da primavera “a esperança de que cada pessoa japonesa atinja suas aspirações como uma flor de ameixa que floresce após um inverno rigoroso”. Esse é o significado e o desejo para a nova era (considerarmos que se num inverno mais frio, as árvores que seguraram esse frio poderão florescer maior flores).

Começaremos a usar o nome da nova era a partir do dia 1° de Maio próximo, dia em que o Príncipe-herdeiro Naruhito assumirá o lugar do pai imperador da era “Heisei” Akihito (que abdicará em 30 de abril de 2019), como novo Imperador do Japão.

 

Botão Voltar ao topo